-
Barra de acessibilidade de acesso ao conteúdo do Portal e-SAJClientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP
Versão: 22.2 | Publicado em: 28/09/2022Segundo os dados do IBGE de 2010, da população de surdos, apenas 9% são alfabetizados em nossa língua nativa, ou seja, conseguem se comunicar por texto. Os demais só se comunicam por Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Nesse sentido, o layout do Portal e-SAJ foi alterado disponibilizando uma barra de acessibilidade com um link de acesso (por meio do ícone VLIBRAS) a uma página com conteúdo sobre o tema Acessibilidade. Esta página será de responsabilidade do Tribunal e os conteúdos disponibilizados nela também serão de sua escolha. Promovendo, assim, a inclusão e conformidade com as diretrizes W3C e a LBI (Lei Brasileira de Inclusão).
1. Ao acessar o portal e_SAJ, clique no ícone
localizado no canto superior à direita da tela.
ObservaçãoApós clicar no link VLIBRAS da acessibilidade o usuário será direcionado para uma página com conteúdo específico mantido pelo Tribunal.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como instalo o Web Signer do Portal e-SAJ no Mozilla Firefox?Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP
Publicado em: 08/04/2020O Web Signer é um plug-in nativo, para os navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox, que possibilita utilizar o certificado digital para identificação e assinatura dos documentos no sistema e-SAJ. Você pode se identificar, ou seja, fazer o login no Portal e-SAJ utilizando o seu certificado digital por meio do Web Signer.
Ao entrar no sistema do Portal e-SAJ, é recomendável que os advogados se identifiquem com o certificado digital. Para isso, é necessário realizar a instalação do certificado digital com o contato da Autoridade Certificadora(AC) juntamente com o plug-in Web Signer. Lembrem-se de que, atualmente, as ACs devem ser credenciadas na ICP-Brasil.
Veja a seguir como realizar a instação do plug-in no navegador Mozilla Firefox (versão 2.14.3 (native 2.9.0) / Navegador 74):
1. Acesse a página principal do e-SAJ e clique na opção Identificar-se.
2. Selecione a opção Certificado digital.
3. Como não há nenhum certificado registrado, o navegador carregará automaticamente a janela de instalação do plug-in Web Signer.
4. Clique em Instalar. Será aberta a página de instalação do Web Signer, indicando os passos para execução do procedimento. Para prosseguir, clique no botão Adicionar Web Signer para Firefox.
5. Ao clicar no botão supracitado, o navegador abrirá um pop-up, solicitando a permissão para prosseguir com a instalação. Clique em Continuar para a instalação.
6. Na sequência, é necessário clicar em Adicionar para realizar o download do plug-in Web Signer.
7. Com o download realizado, selecione a opção Permitir esta extensão em janelas privativas(1) e clique em Ok, entendi(2). Em seguida, para dar prosseguimento à instalação, clique em Salvar(3).
8. Depois de salvar o arquivo, verifique sua pasta de downloads e execute o arquivo para continuar a instalação. Normalmente, a pasta de download é sinalizada em uma seta na parte superior do navegador, à esquerda da URL.
9. Depois de executar, será aberta a janela Instalação do Web Signer. É necessário aceitar os termos do contrato de licença do aplicativo(1) para habilitar o prosseguimento da instalação. Em seguida, clique no botão Instalar(2).
10. O plug-in, instalado no navegador, ficará visível no canto superior direito da tela(1). Na janela Instalação do Web Signer, clique em Concluir(2).
Pronto. A partir de agora será possível realizar login no Portal e-SAJ identificando-se com o certificado digital utilizando e utilizando o navegador Mozilla Firefox.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como instalo o Web Signer do Portal e-SAJ no Google Chrome?Clientes: TJAC | TJAL | TJAM | TJCE | TJMS | TJSC | TJSP
Atualizado em: 05/04/2021O Web Signer é um plug-in nativo para os navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox, ele possibilita utilizar o seu certificado digital para identificação e assinatura dos documentos no sistema e-SAJ. Você pode se identificar, ou seja, fazer o login no Portal e-SAJ utilizando o seu certificado digital por meio do Web Signer.
Ao entrar no sistema do Portal e-SAJ, é recomendável que os advogados se identifiquem com o certificado digital. Para isso, é necessário realizar a instalação do certificado digital com o contato da Autoridade Certificadora(AC) juntamente com o plug-in Web Signer. Lembrem-se de que, atualmente, as ACs devem ser credenciadas na ICP-Brasil.
Um dos erros mais frequentes ao acessar o portal e-SAJ ocorre em função da falta da instalação do Web Signer, por isso, neste artigo vamos aprender a realizar a instalação deste plug-in no navegador Chrome:
1. Acesse a página principal do Portal e-SAJ e clique na opção Identificar-se.
2. Na janela que abre, selecione a opção Certificado digital.
3. Como não há nenhum certificado registrado, o navegador carregará automaticamente a janela de instalação do plug-in Web Signer.
4. Clique em Instalar. Será aberta a página de instalação do Web Signer, indicando os passos para execução do procedimento. Para prosseguir, clique no botão Adicionar Web Signer para Google Chrome.
5. O site Chrome Web Store será apresentado para que seja dada a continuidade na instalação. Clique no botão em Usar no Chrome.
6. Na janela Adicionar “Web Signer”?, clique em Adicionar extensão.
7. No rodapé da página, o arquivo será automaticamente carregado até a conclusão do download.
8. Após a conclusão do download, clique na seta e selecione a opção Abrir para executar o arquivo.
9. Será aberta a janela Instalação do Web Signer. É necessário aceitar os termos do contrato de licença do aplicativo(1) para habilitar o prosseguimento da instalação. Em seguida, clique no botão Instalar(2).
10. O plugin de instalação ficará visível no canto superior direito da tela (1) e a janela Instalação do Web Signer será apresentada para confirmação da instalação. Clique em Concluir (2).
Pronto! A partir de agora você conseguirá realizar login no Portal e-SAJ identificando-se com o certificado digital e utilizando o navegador Chrome.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais