Artigo atualizado em: 17 de julho de 2024
No Portal e-SAJ existem serviços que exigem que os usuários estejam devidamente cadastrados e autenticados para poder acessá-los, sendo assim, as funções de cadastro e autenticação, bem como o apoio a alteração e recuperação de senhas são extremamente necessárias.
Para realizar a autenticação é necessário que você já tenha efetuado o cadastro do usuário no portal anteriormente. Dito isto, acompanhe a seguir os passos necessários para realizar a autenticação no Portal e-SAJ.
Como realizar o cadastro no Portal e-SAJ?
Como alterar e recuperar a senha no Portal e-SAJ?
1. A partir do portal, clique em “Identificar-se” (1).
2. Para autenticação por usuário e senha, informe seu CPF (pessoa física) ou seu CNPJ (pessoa jurídica) e a sua senha (1). Em seguida, clique no botão "Entrar" (2).
2.1 Caso a autenticação de dois fatores esteja habilitada, é necessário realizar a autenticação para fazer o login. Na tela “Validação de login”, informe o código (token) (1) recebido no e-mail cadastrado no Portal e-SAJ e clique em “Enviar” (2). O e-mail é enviado para o endereço principal cadastrado, caso possua endereço alternativo, o código é encaminhado para ambos.
2.2 Caso seja necessário, clique em “Receber novo código de validação” (3) para receber um novo código por e-mail.
• Se o código informado é válido e está dentro do prazo (tempo) de validade (4), o login é concluído;
• Se o código estiver incorreto ou fora do prazo (tempo) de validade (4), é apresentada a mensagem “O código informado está inválido. Verifique sua caixa de e-mail para conferir o código que foi enviado ou tente reenviar o código novamente”.
3. Para a autenticação por usuário e senha, poderá ser validado se a sua senha está expirada ou não, a depender da política de segurança de senhas configurada pelo Tribunal de Justiça. Desse modo, caso a sua senha esteja expirada, será apresentada mensagem em tela informando que foi enviado ao seu e-mail as instruções de alteração da senha.
4. A sua senha de usuário também poderá estar temporariamente bloqueada em caso de vários erros consecutivos da senha, a depender da política de segurança de senhas configurada pelo Tribunal de Justiça. Desse modo, caso seu usuário esteja bloqueado temporariamente, será apresentada mensagem informando por quanto tempo o seu usuário ficará bloqueado.
5. Para autenticação por certificado digital, selecione o seu certificado digital no campo “Selecionar o certificado que deseja utilizar” (1) e clique em "Entrar" (2).
Pronto! Agora você já sabe como se autenticar no Portal e-SAJ.